A Revista Diáspora é um ezine sobre o Oriente Médio, o Norte da África e suas diásporas. Lançada em 2015, a Diáspora oferece informações, matérias e análises relacionadas à região do OMNA (uma tradução do acrônimo MENA, do inglês Middle East and North Africa) e a comunidades de imigrantes e refugiados no Brasil e no mundo. A Revista Diáspora produz, traduz, publica e divulga conteúdos, em diversos formatos de mídia, sobre o Oriente Médio & Norte da África e suas diásporas numa linguagem acessível para o público não especializado. Os conteúdos abrangem os processos políticos, culturais, econômicos e cotidianos atuais e os intensos e constantes fluxos migratórios decorrentes das dinâmicas geopolíticas da região.
A Diáspora tem o compromisso de reunir diversas perspectivas críticas sobre sociedade, política e cultura a partir de abordagens cuidadosas que enfatizem a pluralidade e complexidade das realidades cotidianas vividas pelas diferentes populações que habitam o OMNA ou são originárias dessa região. Seu principal objetivo é fazer um contraponto às visões monolíticas e simplificadas comumente veiculadas pela grande mídia e, desse modo, promover uma aproximação entre o público brasileiro e aquelas populações.
A Diáspora é um espaço digital colaborativo e independente, de acesso gratuito, aberto à publicação e divulgação dos trabalhos de jornalistas; organizações e movimentos sociais, religiosos e políticos; artistas, escritores, intelectuais e acadêmicos cujas produções se conectem de algum modo à região do OMNA e às populações médio-orientais. Para submeter textos e materiais audiovisuais, envie um email para revistadiasporabr@gmail.com.
A Revista Diáspora produz o PODCAST Narrativas em Movimento, que recebe estudiosos de diversas áreas para uma conversa descontraída sobre suas experiências de pesquisa, reflexões e opiniões acerca de diversos temas relacionados ao Oriente Médio & Norte da África.
cofundadores:
Liza Dumovich
Editora | NEOM
Ana Maria Raietparvar
NEOM | UFF | CPII
Diego Torrão
Diretor de Arte
CONSELHO EDITORIAL:
Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (UFF)
Beatriz Bíssio (UFRJ)
Gisele Fonseca Chagas (UFF)
Murilo Sebe Bon Meihy (UFRJ)
Fernando Resende (UFF)
A Revista Diáspora é uma publicação
mensal, de plataforma digital, livre e
colaborativa. O conteúdo versa sobre
Oriente Médio, Norte da África e suas
diásporas. O objetivo da revista é
disponibilizar em português matérias
e colunas que contextualizem o leitor
interessado na temática.
Publicamos textos de professores,
especialistas, jornalistas, ativistas e
pesquisadores da área. É também
uma plataforma que possibilita aos
colaboradores difundirem suas
produções, permitindo a divulgação
do conhecimento acadêmico a um
público amplo, em uma linguagem
acessível.
Sem fins lucrativos, a Revista
Diáspora é gratuita. Conteúdo sob
licenciamento Creative Commons
Atribuição 3.0 Brasil.
(CC BY-SA 3.0 BR)
Entre em contato
Parceiros e Colaboradores
- Ajam Media Collective
- Academia da Latinidade
- Núcleo de Estudos do Oriente Médio PPGA/UFF
- Universidade Candido Mendes
O Ajam Media Collective foi lançado em 2011 por um grupo de estudantes de pós-graduação que queriam desafiar as representações simplistas da região na mídia ocidental e trazer os complexos debates que acontecem na academia para um público mais amplo. Muitas das discussões sobre a região que aconteciam na academia foram bloqueadas por acesso pago e foram prejudicadas por um foco limitado no Oriente Médio de língua árabe, um foco que muitas vezes apagou as inúmeras conexões entre e através das fronteiras modernas e categorizações geográficas contemporâneas (como o próprio termo “Oriente Médio”, uma invenção colonial). Desde então, a Ajam cresceu para incluir editores baseados em várias universidades que, entre eles, compartilham experiências em diversas áreas, como cinema, música, arte e jornalismo.
O Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) foi criado em 2003 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelos professores Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA, UFF), Dr. Paul Edouard Amar (University of California) e Dra. Ella Shohat (Middle East Studies, New York University). Atualmente é coordenado pelo professor Paulo Gabriel Pinto, tendo como vice-coordenadora a professora Gisele Fonseca Chagas.
O Núcleo tem por objetivo criar uma estrutura acadêmica que possa atender à crescente demanda de informação e análises qualificadas sobre temas ligados ao Oriente Médio e às comunidades diaspóricas de populações originárias ou ligadas à região. Para tanto, pesquisadores do NEOM realizam trabalho de campo em países como Palestina, Síria, Líbano, Egito, Marrocos, Turquia, Irã e Iraque, além de pesquisas em comunidades da diáspora médio-oriental no Brasil, na América do Sul e Europa.
A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida, juntamente com a Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Em 1919, foi criada a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, a primeira escola superior de Economia do Brasil.