Institucional

O Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) foi criado em 2003 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelos professores Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA, UFF), Dr. Paul Edouard Amar (University of California) e Dra. Ella Shohat (Middle East Studies, New York University). Atualmente é coordenado pelo professor Paulo Gabriel Pinto, tendo como vice-coordenadora a professora Gisele Fonseca Chagas.

   
O Núcleo tem por objetivo criar uma estrutura acadêmica que possa atender à crescente demanda de informação e análises qualificadas sobre temas ligados ao Oriente Médio e às comunidades diaspóricas de populações originárias ou ligadas à região. Para tanto, pesquisadores do NEOM realizam trabalho de campo em países como Palestina, Síria, Líbano, Egito, Marrocos, Turquia, Irã e Iraque, além de pesquisas em comunidades da diáspora médio-oriental no Brasil, na América do Sul e Europa.
   
O NEOM também possui parcerias de pesquisa com outros centros e núcleos de pesquisa no Brasil, como o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INEAC), na UFF; e no exterior, com pesquisadores em universidades e centros de pesquisa na Europa, EUA e Oriente Médio.
Translate »
Skip to content